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Prefeitura de Salvador Lança Novo Plano Cicloviário com Meta de 700 km em Dez Anos

niciativa visa transformar a mobilidade urbana, promovendo o uso da bicicleta e investimentos significativos em infraestrutura cicloviária.

Na manhã deste domingo (2), a Prefeitura de Salvador apresentou o novo Plano Cicloviário da cidade, um documento detalhado que diagnostica a situação atual e propõe diretrizes para a expansão da rede cicloviária na capital baiana. O plano ambiciona atingir 700 quilômetros de ciclovias nos próximos dez anos, um aumento significativo em relação aos mais de 300 quilômetros existentes.

O lançamento do plano aconteceu na Avenida Magalhães Neto, com a presença do prefeito Bruno Reis, do secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Müller, do presidente da Saltur, Isaac Edington, do superintendente da Transalvador, Décio Martins, além de outras autoridades e representantes de grupos de ciclistas.

Conforme explicou o prefeito Bruno Reis, o plano simboliza um novo momento na mobilidade urbana de Salvador, promovendo a bicicleta como um meio de transporte viável e incentivando a mobilidade ativa e a sustentabilidade ambiental. “O papel do poder público em estimular determinadas iniciativas é fundamental. Este grande movimento, Vai de Bike, está crescendo porque estamos construindo uma cidade que permite a circulação segura dos ciclistas”, afirmou.

Durante o evento, Bruno Reis assinou uma ordem de serviço para a construção de novas ciclovias, incluindo trechos na Praia da Paciência e na ligação entre a Vila Caramuru e Amaralina, no Rio Vermelho. Ele destacou o aumento de 30 km para mais de 300 km de rede cicloviária nos últimos dez anos e garantiu que o novo plano permitirá que Salvador continue avançando na estrutura cicloviária.

O secretário de Mobilidade, Fabrizzio Müller, sublinhou que o plano foi desenvolvido com apoio do governo britânico, via UK Pact e com recursos do Banco Mundial. O plano não se limita a expandir a rede cicloviária, mas também fornece um diagnóstico detalhado da infraestrutura existente e propõe melhorias, com foco na educação, conectividade e integração multimodal.

Com o objetivo de alcançar 25 quilômetros de ciclovias por 100 mil habitantes em uma década, Müller destacou a ampla participação popular na construção do plano, que se baseia em cinco eixos principais: melhorias na rede existente, implantação de trechos críticos, execução do PlanMob, novos tramos cicloviários e implantação de bicicletários e paraciclos.

Isaac Edington, presidente da Saltur, ressaltou os avanços na mobilidade urbana de Salvador, creditando o crescimento ao esforço contínuo e investimentos. Henrique Marinho, vice-presidente da Federação Baiana de Ciclismo, elogiou a iniciativa, afirmando que o plano atende tanto aos ciclistas que utilizam a bicicleta como transporte quanto para lazer e competição. “Nunca fomos atendidos como nessa gestão. É um projeto maravilhoso que promete melhorias contínuas”, disse Marinho.

Com um investimento de R$19 milhões na Avenida Suburbana para garantir uma ciclovia mais segura, a Prefeitura de Salvador demonstra seu compromisso em deixar um legado de mobilidade sustentável para a cidade.

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