Cultura

Tradição nas mesas baianas: o Queijo Do Reino segue como protagonista nas festas de fim de ano

Ícone das festas de fim de ano na Bahia, o queijo do reino continua sendo uma presença indispensável nas mesas dos baianos, seja em pratos tradicionais como farofas, saladas e pudins, ou como um acompanhamento especial em receitas contemporâneas. No Assaí, o produto recebe atenção especial, refletindo sua relevância cultural e gastronômica.

A história do queijo do reino remonta aos tempos coloniais, quando foi introduzido no Brasil como um produto importado de Portugal, e logo se tornou parte das celebrações festivas em estados como a Bahia. “O queijo do reino não é apenas um produto; ele carrega memórias afetivas e a essência da nossa tradição”, comenta Fábio Santos, diretor regional do Assaí para Bahia e Sergipe. Ele acrescenta que, além de ser um símbolo cultural, o produto também movimenta a economia local por meio da participação expressiva de marcas regionais.

Um exemplo dessa conexão com os fornecedores locais é a parceria com a Tina e Rolf Laticínios, que fornece ao Assaí um dos queijos do reino mais apreciados na Bahia. “A presença dos queijos e iogurtes Tina e Rolf no Assaí reflete o compromisso em oferecer aos seus clientes produtos regionais de qualidade e sabor inconfundíveis. Mas, além do reconhecimento e da grande procura dos clientes pelos produtos, as vendas do nosso Queijo Reino Tina também oportunizam o desenvolvimento social de crianças e adolescentes baianos, na medida em que os resultados do Laticínio Tina e Rolf são direcionados 100% para a educação”, destaca o gerente comercial da Tina e Rolf, Mario Costa.

Para atender à demanda crescente e manter a tradição viva, o Assaí reforçou seu abastecimento do produto em todo o estado. “Nosso compromisso é garantir que nenhum cliente fique sem o queijo do reino à mesa, celebrando o Natal e o Ano Novo com tudo o que tem direito”, afirma Santos.

A atuação do Assaí na Bahia mostra que, além de valorizar a tradição, a empresa aposta fortemente na regionalização. Marcas regionais como Tina e Rolf já representam mais de 1/3 das vendas de queijo do reino nas lojas baianas do Assaí, reforçando o vínculo entre consumidores e os sabores locais, especialmente em uma época de forte conexão com a cultura baiana.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista é uma corporation (empresa sem um único controlador) que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É uma das maiores varejistas nacionais, tendo registrado faturamento de R$ 72,8 bilhões em 2023. Nascido em São Paulo (SP), atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia para compras unitárias ou em grandes volumes.

As ações do Assaí são as únicas de uma empresa somente de atacarejo negociadas tanto na B3 (ASAI3) quanto na NYSE (ASAI). Atualmente, tem mais de 290 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 80 mil colaboradores(as), sendo reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil pela Great Place to Work (GPTW). Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí, que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.

Ao longo do segundo trimestre de 2024, foi reconhecida em 1º lugar na categoria Varejo – Supermercados, Proximidade, Atacarejo e Cash & Carry – da 25ª edição do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, além de ser a 22ª marca brasileira mais valiosa e a 1ª do segmento de varejo alimentar segundo o Ranking Interbrand de Marcas Brasileiras Mais Valiosas. A Companhia é também a única varejista alimentar no top 10 da carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero.

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