Cultura

Lan Lanh e Mário Soares celebram a música afro-brasileira em show com participação especial de Mãeana

Percussionista e violinista exploram a diversidade de ritmos do Nordeste, homenageando Luiz Gonzaga e a axé music, com um toque de piseiro

A percussionista Lan Lanh e o violinista Mário Soares apresentam um show que mergulha na música afro-brasileira, nesta quinta-feira (06/02), no Teatro Sesc Casa do Comércio. A apresentação, intitulada “Axé pra Lua”, celebra a primeira música de Luiz Caldas a tocar no rádio, um marco anterior ao lançamento da axé music, que completa 40 anos. O espetáculo homenageia a música baiana e a diversidade de Luiz Caldas, que dedicou seu primeiro sucesso a Luiz Gonzaga.

O encontro entre Lan Lanh e Mário Soares explora a conexão entre o Nordeste e o axé, com o violino se revelando como rabeca e a percussão trazendo o ritmo do sertão. O show apresenta um medley com músicas de Luiz Gonzaga e outros ritmos como baião, ijexá, xote e coco. Mário Soares destaca a importância de Luiz Gonzaga na disseminação da cultura nordestina pelo Brasil. A cantora Mãeana participa do show, adicionando o piseiro, ritmo que tem o forró de Gonzagão como referência.

Lan Lanh e Mário Soares buscam uma sonoridade que desafia as convenções, com ritmo no violino e harmonia na percussão. Mário, com experiência em orquestras, desloca o violino de seu contexto erudito para dialogar com a rítmica africana. Lan Lanh, por sua vez, é pioneira no uso do cajón na música brasileira, demonstrando a diversidade de influências dos artistas. A apresentação inclui improvisos com berimbau e violino, uma combinação incomum.

O show inicia com homenagens a Iemanjá, com músicas como “Batuque nas Águas”, “Sereiar” e “Sexy Iemanjá”, demonstrando o legado da Mãe África. O repertório inclui clássicos como “Qui nem jiló” e “Lamento Sertanejo”, que foram trazidos por Mário Soares. Para finalizar, o show homenageia Osmar Macêdo e Moraes Moreira, figuras importantes do trio elétrico, com o frevo “Taiane”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.