Prefeitura apresenta projetos da segunda edição da Virada Sustentável
A Secretaria da Cidade Sustentável (Secis) apresentou, nesta segunda-feira (12), os 35 primeiros projetos selecionados para integrar a segunda edição da Virada Sustentável Salvador. O evento reunirá 120 atividades gratuitas, como palestras, feiras, oficinas de arte, música, teatro, entre outras, distribuídas em diversos pontos da capital baiana, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro.
As ações serão distribuídas em três eixos, envolvendo Conhecimento, com debates, palestras e rodas de diálogos; Cultura, com artes, grafite, teatro, circo, cinema e dois dias de apresentações musicais; e Ação, com esportes, ioga, meditação, reiki, etc.
“A Virada faz a conexão do poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil, espalhando eventos por toda Salvador, que vai respirar cultura e sustentabilidade sob óticas diferentes. O projeto traz arte, plantio, teatro e música para colorir ainda mais a nossa cidade”, destaca o titular da Secis, André Fraga.
A programação do evento está disponível para consulta no site oficial da Virada Sustentável. A organização ainda conta com o fechamento de outros projetos até o início do festival. Essas participações se darão por adesão, podendo ser realizada por empresas, espaços culturais e demais entidades engajadas no desenvolvimento de ações sustentáveis para o município de Salvador.
Projetos – Unindo arte, cultura de raiz e educação, o Projeto Axé levará à virada o espetáculo Berimbau São bento Grande de Angola – em referência ao tradicional toque de capoeira. “No Projeto Axé, entendemos que todos somos educadores. Para nós, a sustentabilidade vai além do credo ou das etnias. É um tema muito bom de falar, mas que vale ainda mais quando contamos com ampla participação”, explica Regina Moura, representante do Projeto Axé.
Oriundo de Cajazeiras, o Centro Cultural Edson Souto apresentará o Presépio Sustentável. A ação ocorrerá dentro do Shopping Cajazeiras, em Fazenda Grande II. O centro abriga também o “Balé da Comunidade”, com a participação de senhoras da maioridade do bairro. “Esse grupo valoriza o pessoal da maioridade, com apresentações registradas no Brasil inteiro e também na Argentina. São 15 anos de existência, que já deu frutos de bailarinos espalhados por todo o mundo. Além disso, temos uma loja de artesanato sustentável, de onde nossos membros tiram seu próprio sustento. É através desses eventos que toda a cidade passa a enxergar o que é produzido em nosso bairro”, explica o idealizador e presidente do centro, Edson Souto.
Conceito – A inscrição de projetos ocorreu até o dia 23 de outubro. A Virada é uma realização do movimento Salvador Meu Amor, tem patrocínio da Braskem e apoio da Prefeitura, através da Secis. Considerado o maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, o evento envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais.