Prefeitura lança no Calabar programa Iluminando Nosso Bairro
A comunidade do Calabar está em festa. A localidade foi beneficiada por um projeto piloto da Prefeitura e agora terá 100% das ruas iluminadas em LED. A nova tecnologia já começa a ser implantada pela Diretoria de Iluminação Pública, ligada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), nesta quinta-feira (28).
A ação integra a programação de benfeitorias em homenagem ao aniversário dos 470 anos de Salvador. O projeto, orçado em R$800 mil, foi lançado pelo prefeito ACM Neto na noite desta quarta-feira (27), na Rua Maria Pinho, no Calabar. Junto com a comunidade local, o programa foi batizado de Iluminando nosso Bairro.
Serão 92 ruas do Calabar contempladas com o que há de mais novo e eficiente em iluminação pública. Durante a assinatura da ordem de serviço para o início da implantação, o prefeito destacou o cuidado que a gestão tem em desenvolver e implementar projetos que garantam a segurança e bem-estar das comunidades residentes em bairros populares.
“Poderia começar por qualquer outra localidade, mas escolhi o Calabar para iniciar esse programa que será levado para toda Salvador. Vamos renovar toda a iluminação pública da nossa cidade. Esse é compromisso da prefeitura com a segurança pública”, garantiu ACM Neto.
O prefeito fez questão de recordar que sempre teve uma atenção especial com a localidade. “Quando assumi a Prefeitura, tive o compromisso de iniciar e concluir um processo histórico de titulação e regularização fundiária de todos os moradores da Calabar, por meio do programa Casa Legal. Depois de entregar os títulos das casas, fizemos melhorias nas ruas, no posto de saúde, trouxemos o Morar Melhor e agora vamos iniciar aqui o Iluminando Nosso Bairro”.
No Calabar, região administrativa da Barra/Pituba, a iniciativa engloba 634 pontos – sendo 430 luminárias em LED de 50W, 103 de 70W e 101 de 100W. Além da comunidade local, também participaram da entrega o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior, o secretário da Semop, Felipe Lucas, o diretor municipal de Iluminação Pública, Júnior Magalhães, entre outras autoridades.
Trabalho continua – De acordo com Júnior Magalhães, a gestão mais uma vez investe em um projeto inovador de iluminação pública. “Essa é a mais nova estratégia adotada pela Prefeitura na missão de promover a modernização da iluminação pública na nossa capital”, afirmou.
Nesta sexta-feira (29), a ordem de serviço será assinada no Subúrbio Ferroviário, na localidade da Nova Constituinte, que possui o Índice de Desenvolvimento Humano mais baixo de Salvador. Na região, 136 ruas receberão lâmpadas em LED.
Entre os anos de 2013 e 2018, a administração municipal implantou 16.938 novos pontos de iluminação e 60.068 outros foram modernizados – destes, 10.206 foram em LED. Dentre os locais beneficiados com o novo sistema estão vias importantes na cidade, gerando redução de 50% na conta de energia, desonerando os cofres públicos.