Boris Johnson – Como o novo premiê britânico vai conduzir o Brexit
A novela do Brexit caminha para mais um capítulo. Nesta terça-feira (23), o Partido Conservador anunciou o resultado da eleição para escolher o novo líder da sigla e futuro primeiro-ministro do Reino Unido. É a pessoa que deverá conduzir, a partir de agora, a ruptura do país com a União Europeia.
Por 92.153 votos a 46.656, o ex-ministro de Relações Exteriores e ex-prefeito de Londres (2008-2016) Boris Johnson, líder da campanha pelo Brexit quando o plebiscito foi realizado em 2016, foi eleito, derrotando o adversário Jeremy Hunt, atual ministro de Relações Exteriores.
A primeira-ministra, Theresa May, vai deixar o posto na quarta (23), após ver sua proposta de acordo para a saída da União Europeia derrotada três vezes no Parlamento.
Tanto Johnson quanto Hunt são defensores do Brexit, mas o vencedor da eleição quer que o Reino Unido deixe o bloco europeu em 31 de outubro, com ou sem acordo e regras de transição.
Já Hunt tinha uma postura mais moderada e admitia a possibilidade de negociar uma prorrogação da data para negociar um entendimento que amortecesse o impacto do Brexit.
“Nós vamos entregar o Brexit, unir o país e derrotar Jeremy Corbyn (líder do Partido Trabalhista). Nós vamos concluir o Brexit até o dia 31 de outubro, com todas as oportunidades que ele nos trará”, disse Johnson no seu primeiro discurso, após ser anunciado como vitorioso na eleição.
Com a escolha por Johnson será que o Reino Unido caminha mesmo para uma ruptura radical com a União Europeia? Qual o impacto disso para o país? E de que maneira o Brasil poderá ser afetado? Com informações das agências Internacionais.