Antes de reunião, Rui fala sobre programa que amplia oferta de médicos no Nordeste
“Hoje é a primeira reunião depois de formalizado e registrado o CNPJ. Nós vamos aprovar o planejamento estratégico do Consórcio do Nordeste para os próximos 12 meses, além de aprovar as primeiras ações, as primeiras medidas”, afirmou o governador Rui Costa em sua chegada à reunião do Consórcio do Nordeste, na manhã desta segunda-feira (29), em Salvador. “Devemos submeter à aprovação nossa proposta para criação de um programa de formação de médicos, de ocupação de vagas não preenchidas depois da extinção do Mais Médicos e também de formação de médicos especialistas”. Isso deve ampliar a oferta de médicos para atenção primária na região, antecipou o governador baiano.
Rui destacou, ainda, que está na pauta a aprovação da formação de um modelo de compras coletivas para os nove estados. “Devemos relacionar itens da área de saúde e da educação para que possamos fazer comprar conjuntas”, disse em entrevista. Na avaliação do governador, comprando para uma “escala de 55 milhões de habitantes, isso deve trazer uma economia grande para esses estados do Nordeste”. Ele afirmou que isso estimula a participação de fornecedores internacionais em licitações do consórcio. “Temos um otimismo grande que vamos reduzir as despesas do estado”, disse Rui, que é presidente do consórcio formado pelos nove gestores nordestinos.
Ao final da reunião, que acontece no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), os governadores devem conceder entrevista coletiva à imprensa, por volta das 12h.