Ícone das festas de fim de ano na Bahia, o queijo do reino continua sendo uma presença indispensável nas mesas dos baianos, seja em pratos tradicionais como farofas, saladas e pudins, ou como um acompanhamento especial em receitas contemporâneas. No Assaí, o produto recebe atenção especial, refletindo sua relevância cultural e gastronômica.
A história do queijo do reino remonta aos tempos coloniais, quando foi introduzido no Brasil como um produto importado de Portugal, e logo se tornou parte das celebrações festivas em estados como a Bahia. “O queijo do reino não é apenas um produto; ele carrega memórias afetivas e a essência da nossa tradição”, comenta Fábio Santos, diretor regional do Assaí para Bahia e Sergipe. Ele acrescenta que, além de ser um símbolo cultural, o produto também movimenta a economia local por meio da participação expressiva de marcas regionais.
Um exemplo dessa conexão com os fornecedores locais é a parceria com a Tina e Rolf Laticínios, que fornece ao Assaí um dos queijos do reino mais apreciados na Bahia. “A presença dos queijos e iogurtes Tina e Rolf no Assaí reflete o compromisso em oferecer aos seus clientes produtos regionais de qualidade e sabor inconfundíveis. Mas, além do reconhecimento e da grande procura dos clientes pelos produtos, as vendas do nosso Queijo Reino Tina também oportunizam o desenvolvimento social de crianças e adolescentes baianos, na medida em que os resultados do Laticínio Tina e Rolf são direcionados 100% para a educação”, destaca o gerente comercial da Tina e Rolf, Mario Costa.
Para atender à demanda crescente e manter a tradição viva, o Assaí reforçou seu abastecimento do produto em todo o estado. “Nosso compromisso é garantir que nenhum cliente fique sem o queijo do reino à mesa, celebrando o Natal e o Ano Novo com tudo o que tem direito”, afirma Santos.
A atuação do Assaí na Bahia mostra que, além de valorizar a tradição, a empresa aposta fortemente na regionalização. Marcas regionais como Tina e Rolf já representam mais de 1/3 das vendas de queijo do reino nas lojas baianas do Assaí, reforçando o vínculo entre consumidores e os sabores locais, especialmente em uma época de forte conexão com a cultura baiana.