Lula celebra primeiro Oscar do Brasil e exalta “Ainda Estou Aqui”: “Orgulho do nosso cinema e da nossa democracia”
Presidente parabenizou Walter Salles, Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello pelo feito histórico na 97ª edição do Oscar, destacando a importância do filme na luta contra o autoritarismo.

Na noite do último domingo (2), o Brasil fez história ao conquistar, pela primeira vez, o Oscar de Melhor Filme Internacional com Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. A premiação aconteceu em Los Angeles, durante a 97ª edição do Oscar, e foi motivo de celebração nacional.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou suas redes sociais para parabenizar a equipe do filme e destacar a importância da vitória para o país. “Hoje é o dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia. Eu e Janja estamos muito felizes assistindo tudo ao vivo”, escreveu no X (antigo Twitter).
Lula elogiou o trabalho do diretor Walter Salles e enalteceu o elenco, que contou com grandes nomes como Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello. “Ainda Estou Aqui é o reconhecimento do talento e da dedicação de toda a equipe, de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, Selton Mello, do Marcelo Rubens Paiva e família e todos os envolvidos nessa extraordinária obra que mostrou ao Brasil e ao mundo a importância da luta contra o autoritarismo. Parabéns! Viva o cinema brasileiro, viva Ainda Estou Aqui”, publicou.
Além disso, o presidente dedicou uma mensagem especial à atriz Fernanda Torres, que foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz, mas acabou perdendo para Mikey Madison. “Querida Fernanda, você honrou o Brasil com sua brilhante atuação em Ainda Estou Aqui e encantou o mundo todo vivendo a grande Eunice Paiva”, afirmou.
A conquista de Ainda Estou Aqui no Oscar representa um marco para o cinema nacional, consolidando o reconhecimento internacional da produção audiovisual brasileira e reafirmando sua relevância na luta por memória, justiça e democracia.