Embaixador Mauricio Lyrio Nomeado Negociador-Chefe do Brasil nos Brics
O embaixador também atuará como "sherpa" brasileiro no G20 e coordenará reuniões técnicas durante a presidência do Brasil no bloco.

O Ministério das Relações Exteriores anunciou a nomeação do embaixador Mauricio Carvalho Lyrio como o novo negociador-chefe do Brasil nos Brics. Lyrio, que já ocupa o cargo de secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, também atuará como “sherpa” brasileiro no G20. Ele assume a posição no lugar de Eduardo Paes Saboia.
A principal responsabilidade de Lyrio será coordenar uma ampla agenda de reuniões técnicas e ministeriais durante a presidência rotativa do Brasil no bloco. A presidência brasileira, que teve início em 1º de janeiro, tem como prioridade o tema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”. A agenda culminará com a cúpula de líderes, que será realizada em julho no Rio de Janeiro.
A cúpula contará com a participação dos 10 membros plenos do Brics: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. Além disso, mais de 100 encontros estão programados para acontecer em Brasília entre fevereiro e julho. Na última reunião do bloco, em outubro de 2024, foi formalizado o convite para a entrada de 13 novos países, incluindo Turquia, Indonésia, Argélia, Belarus, Cuba, Bolívia, Malásia, Uzbequistão, Cazaquistão, Tailândia, Vietnã, Nigéria e Uganda.
A presidência brasileira dos Brics se encerra em 31 de dezembro de 2025.