Politica

Hilton Coelho apresenta moção de pesar pelos 20 anos do assassinato de Dorothy Stang

Deputado lamenta a morte da missionária e reforça a luta pela justiça social e preservação da Amazônia, destacando a importância do legado de Dorothy Stang na defesa dos direitos humanos e ambientais.

O deputado Hilton Coelho (PSOL) apresentou, nesta segunda-feira (12), uma moção de pesar na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pelos 20 anos do assassinato da missionária Dorothy Stang, ocorrido em 12 de fevereiro de 2005, no PDS Esperança, em Anapu, Pará. Em seu discurso, Coelho destacou a importância do legado de Dorothy, que dedicou sua vida à defesa dos direitos dos trabalhadores rurais e à preservação da Amazônia.

A missionária, que atuava na região do Médio Xingu desde 1982, foi brutalmente assassinada por grileiros e latifundiários que viam sua atuação como uma ameaça à exploração ilegal da terra. “Sua memória segue viva e continua inspirando milhares de ativistas na luta em defesa da terra e da Amazônia”, afirmou o deputado.

Coelho ainda ressaltou a omissão do Estado na proteção de defensores dos direitos humanos, mencionando que, dois décadas após o crime, apenas um dos cinco condenados segue preso. A moção de pesar também serve como um apelo por políticas mais efetivas para garantir a segurança de pessoas como Dorothy Stang, que dedicam suas vidas à luta pela justiça social e ambiental.

“Que esta moção de pesar sirva também como um chamado à luta por justiça e pela proteção da Amazônia, de seus povos, do meio ambiente e de todas as pessoas ativistas em defesa da terra e dos direitos humanos”, concluiu Hilton Coelho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.