Politica

Jerônimo Exclui Coronel de Homenagem da PM em Meio a Impasse Político para 2026

Decisão do governador baiano gera debate e especulações sobre futuras eleições, enquanto outros políticos são homenageados com a Medalha Comemorativa dos 200 anos da Polícia Militar.

Em um movimento que intensifica as especulações sobre o cenário político para as eleições de 2026, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), excluiu o senador Angelo Coronel (PSD) da lista de homenageados com a Medalha Comemorativa dos 200 anos da Polícia Militar da Bahia. A decisão foi oficializada em decreto publicado no Diário Oficial do Estado.

A ausência de Coronel na lista de homenageados contrasta com a presença de outros políticos de destaque, incluindo os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), além do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). A inclusão de Rui Costa na lista é particularmente notável, pois ele é apontado como um possível substituto de Coronel na chapa majoritária em 2026. Jaques Wagner, líder do grupo petista na Bahia, já teria manifestado publicamente essa possibilidade.

A exclusão de Coronel da homenagem desencadeou desdobramentos, como a possível candidatura de seu filho, Angelo Filho (PSD), à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), com o objetivo de fortalecer o nome do pai para as próximas eleições.

Além dos nomes já mencionados, outros políticos e personalidades também foram agraciados com a medalha comemorativa, como o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), o presidente da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD), o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), secretários de estado e o chefe de gabinete do governador, Maurício Weidgenant. Ex-secretários como André Curvello (Comunicação) e Ricardo Mandarino (Segurança Pública) também foram lembrados. Deputados federais e estaduais como Paulo Magalhães (PSD), Pastor Sargento Isidório (Avante), Lídice da Mata (PSB), Robinson Almeida (PT), Matheus Ferreira (MDB), Fabíola Mansur (PSB) e Niltinho (PP) também integram a lista de homenageados.

Membros do judiciário, como a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Resende, e o procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, também foram contemplados com a homenagem.

A notícia foi originalmente publicada no site Política Livre, que se destaca por cobrir os bastidores da política baiana. O site também oferece diversas colunas e entrevistas sobre temas políticos e sociais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo