Carnaval Acústico no Farol da Barra encerra pré-folia e inicia oficialmente a festa em Salvador
Os foliões soteropolitanos se reuniram em massa no Circuito Sérgio Bezerra (Farol da Barra/Morro do Cristo) nesta quarta-feira (7) para celebrar o encerramento do pré-Carnaval e dar as boas-vindas ao início oficial da folia na capital baiana. O já tradicional Habeas Copos atraiu um público diversificado, reforçando o caráter democrático do Carnaval de Salvador.
O bloco ‘37,5 Não é Febre’, composto por profissionais da saúde, teve a responsabilidade de abrir os desfiles do Carnaval Acústico deste ano. Com muita alegria e comandando a comissão de frente, o folião Tiago Mendonça destacou a importância do momento para o grupo: “É um momento de muita alegria, e estamos muito animados porque todos nós iremos trabalhar todos os dias de Carnaval. Então este é o único momento que temos para nos divertir na folia. Temos que aproveitar.”
O Carnaval Acústico, também conhecido como desfile do Habeas Copos, surpreendeu os presentes com uma variedade de músicas, desde as tradicionais marchinhas de Carnaval até os sucessos do Axé Music, como ‘Chame Gente’, e o animado ‘Posturado e Calmo’, de Léo Santana.
A fisioterapeuta Lilian Araujo, moradora da Vila Laura, é presença garantida no Carnaval Acústico. Ela ressaltou a energia contagiante do evento, que marca o fim do pré-Carnaval e a preparação para o Carnaval oficial. “Todo ano estou aqui nesse dia maravilhoso porque marca o fim do pré-Carnaval e me prepara para começar na quinta o Carnaval oficial. Aí é só alegria”, afirmou.
O espaço do Habeas Copos se manteve como um palco livre para a expressão criativa dos foliões, que desfilaram com as mais variadas fantasias, desde trio de freitas até personagens de histórias em quadrinho.
Diversas atrações, como A Barca Tricolor, Amigos do Mestre, Arquiloucura, As Periquitas, Bloco da Faixa, e muitos outros, garantiram a animação do público ao longo da noite.
Cuidado com os foliões:
A vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, marcou presença no Habeas Copos e desfilou com o bloco ‘37,5 Não é Febre’. Ela destacou os cuidados da pasta com os foliões, ressaltando a realização de uma grande operação na cidade para garantir a segurança e a saúde de todos. “Estamos chamando de Carnaval da Saúde porque aumentamos muito a nossa estrutura. Estamos com 7 mil plantões, 2 mil profissionais envolvidos, 15 módulos ampliando atendimento para o Carnaval do Santo Antônio, Periperi e Cajazeiras, além de trabalhar 24 horas”, afirmou Ana Paula Matos. Ela também mencionou o cuidado com os filhos dos ambulantes, recicladores e a atuação da Vigilância Sanitária.