Professores de Salvador realizam manifestação exigindo pagamento do piso salarial e gratificações
Professores da rede municipal de ensino de Salvador estão se preparando para uma manifestação em frente à Secretaria Municipal da Saúde (SMED) para reivindicar o pagamento do piso salarial na capital baiana. Além disso, os educadores protestarão contra o não pagamento de gratificações referentes ao mês de fevereiro. O ato está agendado para as 9h no bairro do Comércio.
A decisão de realizar o protesto foi aprovada durante a Assembleia da Rede Municipal de Ensino de Salvador, ocorrida na última terça-feira (05), que também prevê outra paralisação na próxima terça-feira (12).
O Sindicato Dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) destaca que o objetivo principal é exigir celeridade nas negociações para um reajuste salarial. De acordo com a entidade, como o aumento remuneratório só pode ser efetuado com 180 dias de antecedência dos pleitos, a classe tem apenas o mês de março para pleitear a alteração.
Outro ponto debatido pelos educadores é a falta do pagamento das gratificações. Na última terça-feira (5), o diretor do sindicato, Marcos Ferreira, revelou que houve uma falha no repasse de abono de férias de servidores do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e o não pagamento da gratificação de otimização de tempo de atividades docentes dos profissionais estatutários. A mobilização visa pressionar as autoridades competentes a resolverem essas questões que impactam diretamente na qualidade de vida dos professores.