Inflação no Brasil sobe para 0,83% em fevereiro, superando expectativas do mercado
A inflação oficial do Brasil, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), apresentou uma aceleração em fevereiro, atingindo 0,83%, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (12). Este aumento ficou acima da mediana das projeções levantadas pela Bloomberg, que apontava uma inflação de 0,79%.
Em janeiro, o IPCA já havia registrado um aumento de 0,42%. Este primeiro mês do ano foi marcado por uma surpresa no mercado, com os preços ao consumidor sendo impulsionados pela elevação dos alimentos e bebidas, que foram impactados pelos efeitos do fenômeno climático El Niño.
Com o novo resultado em fevereiro, a inflação brasileira acumulou uma elevação de 4,5% nos últimos 12 meses, ultrapassando ligeiramente os 4,44% projetados pelo mercado.
Para este ano, o centro da meta de inflação perseguida pelo BC (Banco Central) em suas decisões de juros é de 3%, com uma tolerância de 1,5 ponto percentual para menos ou para mais. Ou seja, a meta será cumprida se o IPCA ficar no intervalo de 1,5% (piso) a 4,5% (teto).
Segundo as projeções mais recentes do boletim Focus do Banco Central, que reúne as estimativas de especialistas para os principais indicadores da economia brasileira, o IPCA deve encerrar o ano de 2024 em 3,76%, o que está abaixo do teto da meta estabelecida.