Aneel autoriza aumento de 1,53% nas tarifas de energia da Coelba na Bahia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concedeu autorização para um reajuste médio de 1,53% nas tarifas de energia elétrica fornecidas pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Este aumento, que entrará em vigor na próxima segunda-feira (22), afetará diretamente 6,6 milhões de consumidores na região.
De acordo com informações divulgadas pela agência, o reajuste médio para os consumidores atendidos em baixa tensão será de 1,62%, enquanto para os de alta tensão, como indústrias e comércios de grande porte, o aumento será de 1,28%. Este ajuste tarifário faz parte da Revisão Tarifária Periódica da Coelba, um procedimento previsto no contrato de concessão da empresa.
A Aneel explicou que a variação nas tarifas é determinada principalmente pelos custos relacionados à compra e ao transporte de energia. Esses fatores são essenciais no cálculo do valor final das tarifas para os consumidores.
Diante desse cenário, os consumidores da Coelba devem se preparar para ajustes em suas despesas com energia elétrica a partir da próxima semana, conforme o novo índice de reajuste autorizado pela Aneel.