Polícia

Polícia Civil da Bahia revoluciona operações com uso de aplicativos de segurança

A Polícia Civil da Bahia está quebrando barreiras no cenário da segurança pública brasileira com o pioneirismo no uso de aplicativos de última geração. O emprego do aplicativo CAD e do aplicativo Agente de Campo, integrantes do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), está revolucionando as operações especiais e o policiamento em grandes eventos.

Em um movimento inédito, essas ferramentas serão empregadas durante a Micareta de Feira de Santana deste ano, proporcionando uma orientação precisa às equipes policiais em campo. Os agentes, tanto infiltrados quanto em atuação ostensiva nos circuitos, receberão, em tempo real, informações cruciais sobre a geolocalização das ocorrências, incluindo a natureza e especificação dos criminosos envolvidos. Com isso, poderão agir de forma direta e imediata nos pontos onde os incidentes ocorrem.

O delegado Artur Guimarães, Coordenador de Operações de Polícia Judiciária, detalha o funcionamento inovador desses aplicativos: “O cidadão registra a ocorrência nos postos policiais e uma equipe de analistas faz a triagem da denúncia, enviando diretamente para os celulares dos policiais em campo”. Essas informações são gerenciadas por equipes especializadas, que as compilam e as lançam nos aplicativos, permitindo que os policiais infiltrados atuem de maneira precisa e eficaz.

“A utilização dessas ferramentas permite um aproveitamento de 100% dos dados fornecidos pelos cidadãos à polícia, possibilitando que as equipes em campo ajam de forma precisa e pontual, sem interferir na rotina festiva”, ressalta Artur Guimarães.

Além disso, o aplicativo Agente de Campo desempenhará um papel fundamental na identificação e monitoramento de suspeitos de furtos e roubos de celulares. “Os observadores fornecem informações em tempo real sobre a localização e movimentações dos grupos criminosos, facilitando a recuperação dos aparelhos e a captura dos infratores”, acrescentou o delegado.

Com essa abordagem inovadora, a Polícia Civil da Bahia está demonstrando seu compromisso em utilizar a tecnologia de forma estratégica para garantir a segurança e o bem-estar da população durante eventos de grande porte como a Micareta de Feira de Santana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.