Bahia

Governo da Bahia concede licença para alteração na localização do VLT de Salvador

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu licença para a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) realizar alterações significativas no projeto do Sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. Aprovado conforme publicação no Diário Oficial do Estado, o projeto contempla não apenas a mudança de localização, mas também ajustes que aumentam a extensão do trajeto em aproximadamente 16,6 Km.

A autorização, que inclui adaptações no projeto para garantir sua estabilidade e funcionamento com energia elétrica, permite ainda a ampliação da capacidade de transporte, podendo agora cada composição transportar até 400 passageiros. Essa primeira fase do VLT está planejada para conectar o bairro de Ilha de São João, em Simões Filho, até o bairro da Calçada, na capital baiana.

Contudo, vale ressaltar que a licença ambiental emitida pelo Inema é apenas uma etapa do processo, sendo necessário o aval de outras instâncias governamentais, conforme mencionado no documento oficial. Até o momento, a CTB não se pronunciou para fornecer mais detalhes sobre as alterações.

Por outro lado, o governo da Bahia avançou no processo de contratação das empresas responsáveis pelas obras do VLT, divulgando recentemente a lista das empresas e consórcios habilitados no processo licitatório. O consórcio “Expresso Mobilidade Salvador”, composto pelas empresas Álya Construtora, Metro Engenharia e Consultoria, e MPE Engenharia e Serviços S.A., foi classificado para o primeiro lote, indicando um passo adiante na concretização desse importante projeto de mobilidade urbana na região.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.