Cidade

Redução histórica: Parceria entre Polícias Civil e Militar diminui em 56% os roubos no Centro Histórico de Salvador durante Temporada de Cruzeiros

Durante a Temporada Brasileira de Cruzeiros em Salvador, entre outubro de 2023 e maio de 2024, o trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar alcançou resultados impressionantes no combate aos roubos no Centro Histórico da cidade. Com uma redução de 56%, em números absolutos, foram 84 casos a menos em comparação com o ano anterior, totalizando apenas 66 ocorrências nesta temporada.

As estratégias adotadas, que incluíram ações de orientação, investigativas e um patrulhamento ostensivo, foram fundamentais para garantir a segurança tanto dos baianos quanto dos turistas que visitaram a região. A Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) de Salvador teve um papel crucial nesse processo, acolhendo pela primeira vez na história da unidade mais de 350 mil turistas que desembarcaram dos navios no Porto de Salvador. O reforço contou com 10 novos policiais bilíngues, que forneceram orientações em inglês, espanhol, francês e alemão.

Além disso, mais de 100 policiais militares dos Batalhões de Policiamento Turístico (BPTur), de Policiamento de Emprego Operacional (BPEO) e do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Centro Histórico), juntamente com a 16ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Comércio), reforçaram o trabalho ostensivo na área.

O tenente-coronel Taylon Cavalcante, comandante do BPTur, destacou que durante o período foram abordadas mais de 2.500 pessoas e 553 veículos de duas e quatro rodas, além de ocorrerem 400 acompanhamentos de grupos nos pontos turísticos. Ele enfatizou que esta foi a maior temporada de todos os tempos, sem registro de nenhuma ocorrência de morte violenta, e diversas ações resultaram na recuperação de pertences das vítimas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.