Solidariedade em Ação: Bombeiros da Bahia Reforçam Equipes de Resgate no Rio Grande do Sul
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) mobilizou uma nova tropa com 25 bombeiros nesta quarta-feira (15) para reforçar os esforços de resgate nas áreas atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul. Partindo do quartel do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), na região do Iguatemi, em Salvador, a equipe segue em duas frentes: parte embarca de avião, enquanto a outra viaja de caminhonete para garantir o deslocamento ágil nas regiões afetadas.
“A preocupação é a gente não interromper esse apoio. Enquanto a população do Rio Grande do Sul tiver necessidade do apoio do Estado da Bahia, nós vamos apoiar e o Corpo de Bombeiros se sente orgulhoso em ser um dos representantes. Além dos 25 bombeiros, também estamos mandando mais dois médicos da Secretaria de Saúde (Sesab), para fazer frente a essa nova demanda”, destacou o comandante-geral do CBMB, coronel Adson Marquezini.
Além do efetivo de profissionais, o CBMB enviará donativos recolhidos nas unidades de Salvador para o povo gaúcho, em parceria com os Correios. Serão enviados 42 mil litros de água, duas toneladas de alimentos, mil litros de material de limpeza, nove mil unidades de material de higiene pessoal e, aproximadamente, 500 quilos de ração animal.
O comandante da missão, coronel Aloísio Fernandes, assegurou que os bombeiros enviados estão bem preparados para lidar com a situação. “Estamos preparados para atuar em qualquer tipo de missão, tanto na busca ainda, que é real, como numa missão humanitária”, afirmou.
Entre os integrantes da nova tropa está o sargento Luiz Cláudio, que já participou do trabalho de resgate das vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, em 2019. Ele destaca a importância da experiência em situações como essa. “A experiência conta bastante, também por conta do psicológico. Ele é bastante abalado, mas com a experiência que a gente já tem, a gente vai tentando segurar para poder desempenhar um bom papel e ajudar as pessoas no máximo possível”, afirmou o bombeiro.