A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na quarta-feira (15) a suspensão das próximas duas rodadas do Campeonato Brasileiro. A decisão, tomada em gesto de solidariedade, visa apoiar o estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta uma tragédia ambiental sem precedentes. Com quinze dos vinte clubes da Série A apoiando a paralisação, apenas Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo se posicionaram contra ou não se pronunciaram.
Enquanto isso, Bahia e Vitória, cujos jogos foram afetados pela suspensão, se preparam para enfrentar adversários em outras competições. O Vitória receberá o Botafogo no Barradão, em jogo válido pela Copa do Brasil, enquanto o Bahia visitará o Criciúma pelo mesmo torneio. Além disso, o Esquadrão de Aço também enfrentará o CRB pela semifinal da Copa do Nordeste.
Caso a paralisação não seja estendida, o Brasileirão retornará com a 9ª rodada, com o Vitória enfrentando o Internacional em casa e o Bahia visitando novamente o Criciúma.
A CBF emitiu um comunicado expressando solidariedade às vítimas da tragédia ambiental e ressaltando seu compromisso em colaborar com o povo gaúcho durante essa crise. A decisão de suspender as rodadas 7 e 8 do Campeonato Brasileiro foi tomada após consulta aos clubes participantes e ao pedido da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
Uma reunião do Conselho Técnico Extraordinária da Série A está agendada para o dia 27 de maio, onde os clubes deliberarão sobre diversos aspectos técnicos das competições, questões jurídicas e direitos de transmissão. Os presidentes das federações com clubes envolvidos na competição também foram convidados a participar.