Governador da Bahia Participa de Encontro com Gestores de Agroindústrias da Agricultura Familiar
Na noite desta segunda-feira (20), o Hotel Bahiamar, em Salvador, foi palco do Encontro com Gestores das Agroindústrias da Agricultura Familiar, evento que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o encontro reuniu mais de 80 gestores, especialistas em inovações tecnológicas e representantes de cooperativas, destacando experiências de sucesso e discutindo estratégias para o fortalecimento do setor.
O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da primeira-dama Tatiana Velloso e secretários estaduais, destacou a importância da união e inovação tecnológica para superar desafios e promover a produção agroindustrial baiana. “São experiências boas de se ouvir e cheias de desafios. Essa agenda aqui hoje serve para mostrar que, com união, vamos superar os desafios, dentre eles os tecnológicos. Por isso, trouxemos o Senai Cimatec e a Embrapa. São parcerias importantes para alavancarmos a produção e expandir o nosso produto, que é diferenciado”, afirmou.
Com a Bahia ocupando o 4º lugar em número de estabelecimentos rurais com agroindústria no Brasil, o encontro reforçou o apoio contínuo do Governo do Estado, que destinou R$ 500 milhões no último ano para fortalecer a produção alimentar. Além disso, a previsão de investimentos para 2024 inclui R$ 410 milhões para a aquisição de alimentos destinados à rede estadual de ensino, beneficiando mais de 300 mil estudantes.
Especialistas como Verônica da Silva Santos, do Senai Cimatec, e Virgínia Martins da Matta, da Embrapa, apresentaram inovações tecnológicas focadas em aumentar a competitividade e sustentabilidade das agroindústrias, com soluções como softwares de rastreabilidade e aproveitamento de resíduos agroindustriais. O evento também celebrou exemplos de sucesso como o da Cooperbac e da Copirecê, que destacaram a importância do apoio governamental para a expansão e qualificação da produção.
Com um olhar voltado para o futuro, o governador Jerônimo Rodrigues enfatizou a necessidade de continuar expandindo parcerias e inovando nos processos para romper fronteiras e alcançar resultados ainda maiores. “Com a estruturação de políticas públicas vamos sair da bolha e romper fronteiras, para que tenhamos resultados ainda maiores. É isso que o mercado requer de nós. A sabedoria está aqui dentro e o meu pedido é que ajudemos um ao outro, com essa troca de experiências”, concluiu.