Brasil

Rio Grande do Sul Confirma 163 Mortos em Desastre Climático sem Precedentes

O governo do Rio Grande do Sul confirmou mais uma morte em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado desde o fim de abril, elevando o número de óbitos para 163. A informação consta na atualização do boletim da Defesa Civil gaúcha, divulgada na manhã desta quinta-feira (22). No momento, 72 pessoas continuam desaparecidas e 806 ficaram feridas na tragédia.

Considerado o maior desastre climático da história do estado, as chuvas intensas deixaram mais de 647 mil gaúchos fora de suas residências, abrigados em locais provisórios, casas de amigos e parentes, ou em acampamentos à beira de rodovias. Embora o número de pessoas em abrigos esteja diminuindo, ainda há 65.762 desabrigados distribuídos em 805 locais, como quadras, salões e outros abrigos.

A região metropolitana de Porto Alegre concentra mais da metade da população desabrigada, representando 56,88% do total, seguida pelo Vale dos Sinos, com 26,69%. Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 468 tiveram suas rotinas impactadas pelas fortes chuvas, o equivalente a 94,17% do total.

Cerca de 21,5% da população do estado, ou seja, 2.342.460 pessoas, foram afetadas pelas catástrofes causadas pelas cheias e enxurradas. Até o momento, 82.666 pessoas foram resgatadas, além de 12.440 animais silvestres e domésticos, principalmente cães e gatos, retirados das áreas inundadas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.