Salvador Celebra Santo Antônio com Festejos Juninos no Centro Histórico
Salvador inicia festividades em homenagem a Santo Antônio, destacando os 430 anos da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo
A Prefeitura de Salvador dá início aos festejos de Santo Antônio neste sábado (1º), integrando as comemorações juninas no Centro Histórico. Este ano, a celebração ganha destaque especial devido aos 430 anos da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, a primeira igreja do Brasil dedicada ao santo casamenteiro.
A programação começa às 19h30 com atividades na Paróquia, situada no bairro de Santo Antônio Além do Carmo. A abertura da vila gastronômica no adro da igreja contará com barracas e food trucks oferecendo diversas opções de comidas e bebidas aos visitantes. No mesmo local, também será inaugurado o Bazar da Paróquia.
A partir de 1º de junho até o dia 15, ocorrerá a 9ª edição do projeto Antônios no M.E. Ateliê da Fotografia, na Ladeira do Boqueirão. A exposição, que já foi apresentada internacionalmente em Porto, Portugal, homenageia Santo Antônio e estará aberta ao público de sexta a domingo, das 16h às 19h.
“Esse projeto existia antes do ateliê. Minha relação com Santo Antônio vem da infância. Ao chegar no Santo Antônio Além do Carmo, nossa responsabilidade cresceu, e o projeto se tornou uma tradição para o bairro e a cidade”, explicou Mário Edson, fotógrafo e curador das obras.
Nos dias 11, 12 e 13 de junho, o artista Rodrigo Guedes abrirá sua casa na Rua Direita do Santo Antônio para o tradicional oratório em homenagem ao santo, com o tema “Santo Antônio, a Bahia te Festeja com Alegria”. As celebrações incluem uma procissão no dia 11, às 19h, precedida pela apresentação do Coral do Mosteiro de São Bento.
A programação musical trará shows de forró pé de serra a partir do dia 8 no Adro da Igreja do Santo Antônio, continuando em vários pontos do Centro Histórico, como o Coreto Musical Santo Antônio e a Estação de Forró São João, no Largo do Cruzeiro do São Francisco.
No dia 13 de junho, dia dedicado a Santo Antônio, a igreja realizará a missa de consagração do novo altar às 6h, com a presença do Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil. Após a missa, haverá uma procissão pelos bairros de Santo Antônio e Barbalho, seguida da Trezena Campal.
Além das exposições e quermesses, os festejos incluirão uma feira de artesanato e gastronomia todos os dias, oferecendo uma experiência cultural completa para soteropolitanos e turistas.