Teahupo’o, Taiti / Polinésia Francesa (Quinta-feira, 30 de maio) – Os surfistas brasileiros dominaram as ondas de 8-12 pés na perigosa bancada de Teahupo’o nesta quinta-feira. Italo Ferreira, do Rio Grande do Norte, conquistou o título do SHISEIDO Tahiti Pro apresentado por Outerknown, ao vencer o havaiano John John Florence na final. Florence, que assumiu a liderança do ranking do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), havia impedido uma final brasileira ao derrotar Gabriel Medina nas semifinais. Medina, tricampeão mundial, impressionou ao estabelecer novos recordes no CT 2024 e ao alcançar a segunda nota 10 do ano.
“Eu estava esperando muito por este momento”, declarou Italo Ferreira, após sua vitória. “Ganhei em diversos tipos de ondas, mas nunca em tubos. Perdi este evento no ano passado devido a uma contusão, mas agora consegui minha vitória aqui e estou realmente muito feliz. Agradeço a Deus, minha família e amigos. O trabalho aqui foi concluído, agora é hora de nos prepararmos para El Salvador”.
Esta vitória marca o retorno triunfante de Italo Ferreira, que conquistou a primeira medalha de ouro do surfe nas Olimpíadas de Tokyo 2020. Seu último título no CT havia sido em 2021, na etapa de Newcastle, Austrália. Com os 10.000 pontos acumulados no Taiti, Italo saltou da 16ª para a quinta posição no ranking, garantindo uma vaga entre os top-5 que disputarão o título mundial no Lexus Pipe Pro, programado para setembro em Trestles, Califórnia.
“Italo é uma inspiração para mim”, comentou John John Florence, após a final. “Foi uma bateria incrível. As ondas estavam ótimas e é sempre um prazer surfar em um lugar tão lindo como Teahupo’o. Agradeço à comunidade local por nos receber tão bem todos os anos”.
Os próximos desafios do WSL Championship Tour levarão os surfistas a El Salvador e depois ao Brasil, para o Vivo Rio Pro em Saquarema. Enquanto isso, as expectativas se voltam para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que também serão realizados em Teahupo’o, com Gabriel Medina e outros brasileiros na disputa por medalhas.
Resultados do SHISEIDO Tahiti Pro:
- Campeão: Italo Ferreira (BRA) – 17,70 pts (8,93+8,77)
- Vice-campeão: John John Florence (HAV) – 17,16 pts (9,33+7,83)
Semifinais:
- Italo Ferreira (BRA) 13,27 x 8,50 Ramzi Boukhiam (MAR)
- John John Florence (HAV) 18,00 x 14,00 Gabriel Medina (BRA)
Quartas de Final:
- Ramzi Boukhiam (MAR) 17,13 x 16,66 Kelly Slater (EUA)
- Italo Ferreira (BRA) 17,83 x 15,87 Yago Dora (BRA)
- John John Florence (HAV) 18,33 x 13,97 Rio Waida (IDN)
- Gabriel Medina (BRA) 18,96 x 15,94 Ryan Callinan (AUS)
Com essa vitória, Italo Ferreira se consolida como um dos principais nomes do surfe mundial, reafirmando o domínio brasileiro nas competições de elite do esporte.