José Dirceu defende anulação de processos e apoia renovação no PT durante encontro na Bahia
Em reunião com a Executiva Estadual do PT Bahia, o ex-ministro reafirma sua inocência e destaca a importância de lançar novas lideranças para o partido.
Durante um encontro com a Executiva Estadual do PT Bahia, nesta segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, José Dirceu comentou sobre a extinção da pena que a Operação Lava Jato havia imposto a ele. “Eu quero a anulação de todos os processos, todos os inquéritos que foram feitos contra mim, porque o objetivo era que eu fizesse delação contra o Lula, por isso me prenderam três vezes”, disse ao BNews.
Em 2017, o ex-ministro foi condenado pelo então juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, a 11 anos e 3 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Posteriormente, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região reduziu a pena para 8 anos e 10 meses. Em maio, a segunda turma do Supremo Tribunal Federal determinou a anulação da condenação.
Questionado sobre seu retorno à vida pública, José Dirceu afirmou que apoia o processo de renovação do partido. “Eu estou totalmente na política de lançar candidatos jovens, e o PT tem feito isso, basta olhar a idade do Rafael Fonteles e de várias lideranças do PT. Já é a terceira geração de petistas, não é nem a segunda. O PT tem feito uma renovação”, declarou.
A reunião destacou a importância da renovação dentro do PT e o compromisso do partido em continuar lançando novas lideranças para fortalecer sua base e garantir a continuidade de suas políticas e ideais. A fala de Dirceu reafirma a postura do partido em buscar justiça e a necessidade de uma nova geração de políticos para liderar o futuro.
4o