Cidade

Prefeitura de Salvador Anuncia Requalificação da Avenida Bonocô com Novo Parque Urbano

Investimento de R$9,6 milhões transformará o canteiro central da Avenida Mário Leal Ferreira em um espaço multifuncional de esporte, lazer e eventos para a comunidade local.

A Prefeitura de Salvador deu início às obras de requalificação do canteiro central da Avenida Mário Leal Ferreira, popularmente conhecida como Bonocô. Autorizada pelo prefeito Bruno Reis nesta quarta-feira (12), a intervenção prevê a criação de um parque urbano multifuncional que proporcionará novas estruturas de esporte e lazer, além de espaços comerciais e maior paisagismo. O investimento totaliza R$9,6 milhões.

O projeto, desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), visa transformar os 3 km de extensão da área central da Bonocô, onde atualmente estão os pilares da linha elevada do metrô e suas estações, em um parque que harmoniza natureza com infraestrutura coletiva. Entre as novas instalações previstas estão quadras esportivas, pista de skate, parques infantis, quiosques e um anfiteatro, além de um espaço coberto para eventos.

O prefeito Bruno Reis destacou a importância do projeto para a revitalização urbana e a melhoria da qualidade de vida dos moradores. “Vai ficar uma das avenidas mais bonitas de Salvador, a Nova Parque do Bonocô. Quem passa por lá vê a galera usando às vezes até de madrugada a pista de skate, as quadras de vôlei, de futebol. A mesma coisa vai ocorrer aqui, numa área muito maior”, afirmou.

A presidente da FMLF, Tânia Scofield, explicou que a requalificação visa dar um novo uso social a áreas subutilizadas, beneficiando bairros populosos como Cosme de Farias e Brotas. “Vamos requalificar esses cerca de 3 km, e a gente está tratando isso como um parque urbano para essas comunidades das áreas lindeiras”, disse.

O parque será dividido em diversas “estações” temáticas, como o Skate Park, Estação da Alegria, Estação Lazer e Primeira Infância, Estação Esportes, Saúde e Lazer, e Estação Feiras e Eventos. Cada estação oferecerá uma variedade de equipamentos e estruturas para atender às necessidades da comunidade.

Carlos Augusto Menezes, de 71 anos, morador da região, expressou sua satisfação com o projeto. “Você não tem ideia do quanto isso será benéfico para as comunidades, para os nossos idosos e para as nossas crianças. As comunidades precisam disso, de mais áreas de lazer, para ocupar os nossos jovens. Quem pratica esporte, seja jovem ou adulto, está saudável”, comentou.

Além das áreas de lazer, o projeto inclui a melhoria e ampliação da ciclovia existente, instalação de paraciclos, requalificação da pista para caminhada e corrida, pavimentação em piso intertravado e novos estacionamentos. A obra será executada pela Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.