Cidade

Maratona de inaugurações em Salvador- Uso da Máquina pública antes das eleições?

O primeiro equipamento inaugurado foi o bicicletário de Itapuã. Com cerca de 50 vagas para estacionamento, o espaço também conta com oficina para dar suporte aos veículos dos ciclistas e empréstimo de bikes para aqueles que pensam em circular pela orla do bairro.

O bicicletário, localizado na Rua Milton Santos, passa a funcionar na próxima terça-feira (9), das 7h às 19h, e seguirá pelos próximos 30 dias com serviços gratuitos para os usuários. Após esse período, o estacionamento custará R$5 por seis horas de duração, um valor considerado simbólico se comparado com aqueles cobrados por estacionamentos privados da região.

O vigilante e ciclista Jailton Santos de Assis, de 52 anos, aprovou o novo equipamento da prefeitura. “Com certeza é ótimo. É mais um benefício para a gente. Precisamos de mais ações como essa que incentivam o ciclismo”, comentou.

Entre as bikes que serão emprestadas estão aquelas com suporte de transporte para crianças, as conhecidas “cadeirinhas”. Pesquisas feitas pelo Movimento Salvador Vai de Bike apontam que é grande a quantidade de trabalhadores e de pessoas que utilizam a bicicleta para lazer que circulam na região de Itapuã, vindos de São Cristóvão, Stella Maris, Mussurunga e toda orla.

Bruno Reis destacou a importância de promover melhorias na mobilidade da cidade, sobretudo de dar suporte aqueles que não utilizam veículos motorizados para se deslocar no dia a dia. Disse ainda que a gestão está focada em ações que deixem o sistema de transporte público mais seguro e integrado.

Bruno Reis também esteve em Cajazeiras X, onde foi inaugurada a segunda Academia Salvador, equipamento construído ao ar livre e que funciona de forma gratuita. No local, as pessoas, com ajuda de instrutores, têm acesso a treinos de musculação e também podem contar com o acompanhamento de nutricionistas.

O equipamento funcionará de segunda a domingo, em horários programados e mediante agendamento dos praticantes pelo aplicativo MUDE, disponível gratuitamente na App Store e Play Store. As aulas terão duração de 50 minutos e capacidade pré-estabelecida de alunos. A primeira unidade foi construída no Dique do Tororó.

As atividades são conduzidas por um profissional de Educação Física e um assistente estagiário. Cada horário de musculação terá capacidade para 30 pessoas, com 18 máquinas de inox, halteres de 1kg a 18kg, e estofamento naval resistente às condições climáticas, especialmente adequado para idosos.

O secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, Júnior Magalhães, o projeto visa desmistificar a crença de que apenas quem tem recursos pode frequentar uma academia com qualidade, acompanhamento de instrutores, nutricionistas, bons equipamentos e infraestrutura.

Dando continuidade à agenda, em Itapuã, o prefeito inaugurou mais uma praça, desta vez, a Sócrates Seabra, localizada na Rua Seabra Vermelha. Em uma área de mais de 1,5 mil metros quadrados foram construídas uma academia de saúde, antiqueda e ginástica, além de espaço de lazer infantil, cinco quiosques e duas quadras esportivas. Além disso, o local ganhou nova iluminação para garantir mais segurança para os moradores do entorno.

Luiz Seabra, neto do homenageado que deu nome ao espaço público, não escondeu a emoção durante o ato de entrega da praça. Durante o seu discurso, ele lembrou que o espaço estava abandonado e que o local trazia transtornos para a população por servir de espaço para o descarte irregular de lixo.

Bruno Reis ressaltou que a nova praça é um exemplo da transformação feita pela gestão municipal na cidade.

Após inaugurar as duas obras em Itapuã, o prefeito se deslocou para Mussurunga, onde a praça José Bohana Rosendo foi entregue aos moradores. Por lá, foram construídos um cachorródromo, quadra de areia e onze quiosques. Além disso, o local ganhou novo paisagismo e iluminação em LED.

A praça leva o nome de um funcionário público e morador do bairro, o primeiro do setor G. Ele é lembrado pelos moradores de Mussurunga por ser uma pessoa que cuidava da praça e que sempre reivindicava para que o poder público promovesse melhorias no espaço.

O prefeito também participou da entrega da praça Caetana Sowzer Bambgo-Sé-Lajoumim (Mãe Preta), no Curralinho. O local ganhou paisagismo, equipamentos para exercícios físicos, mobiliário urbano, pavimentação em concreto, parque infantil e dois quiosques. O espaço público leva o nome de uma importante sacerdotisa do Candomblé. Nascida em 1910 em Salvador, Mãe Preta fundou 41 anos depois do seu nascimento o terreiro de Ilê Axé Lajuomim, na Federação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.