Cidade

Salvador Planeja Expansão de Malha Cicloviária para 700 km até 2034 mas não garante segurança dos ciclistas

Investimento de mais de R$100 milhões e parceria com governo britânico visam transformar a capital baiana em referência de mobilidade sustentável e segura.

A Prefeitura de Salvador anunciou um ambicioso plano para expandir a malha cicloviária da cidade para 700 km até 2034, mais do que o dobro da infraestrutura atual de 300 km. Este projeto, que prevê um investimento de mais de R$100 milhões, foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) com o apoio do governo britânico, através do UK Pact.

O plano estabelece 12 objetivos principais, com destaque para a promoção do uso da bicicleta como meio de transporte diário, substituindo o transporte motorizado individual e complementando o transporte coletivo. Outro foco é a integração das bicicletas aos diversos subsistemas de transporte público e a melhoria da infraestrutura existente, visando um espaço viário mais seguro e adequado para ciclistas.

A iniciativa reforça o compromisso de Salvador em se tornar uma cidade cada vez mais sustentável, segura e inclusiva, consolidando alternativas de transporte que não emitem gases de efeito estufa. O plano foi elaborado com base em consultas públicas, análises técnicas e melhores práticas internacionais.

Recentemente, a administração municipal investiu em novas intervenções para ampliar a rede cicloviária, readequando ciclovias na Avenida Suburbana e no Rio Vermelho, incluindo uma nova ciclorrota na Rua do Meio e uma ciclovia ao lado do McDonald’s até o Quartel de Amaralina.

Nos últimos anos, Salvador tem priorizado políticas para promover o uso de bicicletas, aumentando a extensão da rede cicloviária. De 30 km em 2012, a cidade passou a contar com aproximadamente 300 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas em 2022.

Moradores da cidade têm relatado experiências positivas sobre o uso diário das bicicletas para o trabalho, destacando a economia e a eficiência desse meio de transporte.

Além de expandir a infraestrutura, a Prefeitura tem intensificado esforços para fortalecer programas de educação de trânsito, tanto para o público em geral quanto para ciclistas, através do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB).

O plano cicloviário inclui uma análise detalhada da infraestrutura existente, considerando pavimentação, iluminação, sinalização, bicicletários e condições de segurança. Embora Salvador tenha áreas com relevo acidentado, a cidade possui regiões com topografia adequada para o uso de bicicletas, como a extensa orla marítima.

A ciclovia da Avenida Suburbana, com 12 km de extensão, é a mais longa do município e recentemente foi alargada para atrair mais ciclistas, garantindo maior segurança e conforto. Locais como Boca do Rio, Pituba, Calçada e Itapuã são pontos de grande circulação de ciclistas, especialmente no fim da tarde.

A Prefeitura não destaca no plano de expansão, que é dever e obrigação do municipio garantir a segurança dos ciclistas utilizando o efetivo da Guarda Municipal (GCM), que pouco vem fazendo para garantir a segurança dos usuários das civlovias. Esse direito tem que ser  assegurando também pelo municipio, e o policiamento das ciclovias tem que proporcionar um ambiente seguro para todos.

A questão é: Essa é uma prerrogativa do municipio ou apenas do estado?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.