Salvador Avança na Implementação de Faixas Exclusivas para Motociclistas
Superintendente da Transalvador, Décio Martins, participa de audiência em Brasília para ajustar autorização e prevê implantação ainda este ano.
Superintendente da Transalvador, Décio Martins, participa de audiência em Brasília para ajustar autorização e prevê implantação ainda este ano.
A capital baiana está mais próxima de implementar faixas exclusivas para motociclistas nas vias do município. O superintendente da Transalvador, Décio Martins, tem uma audiência marcada para esta terça-feira (23) em Brasília, onde discutirá a autorização necessária para a novidade no tráfego de Salvador. Em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, da Salvador FM 92,3 FM, Décio detalhou os próximos passos do projeto.
“Estou indo para Brasília amanhã, tenho um despacho com o diretor-geral do Senatran, a gente precisa de uma autorização prévia, temos um projeto para instalar a faixa exclusiva de motos na Bonocô, fruto de muitos estudos. Estive em São Paulo também, lá 23 de Maio, para verificar os locais onde estão instalados essa faixa, acho que vai ser muito exitoso”, indicou Décio.
Segundo o superintendente, com a autorização do órgão, a implementação deve ocorrer ainda este ano. No final de março, foi protocolado junto à Câmara Municipal de Salvador (CMS) um Projeto de Indicação (PIN), de autoria do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), que determina a realização dos estudos e medidas necessárias para a implantação da “Faixa Azul” para motocicletas, ciclomotores, motonetas e afins nas principais vias da capital baiana.
A medida, que já é realidade em São Paulo, demonstrou resultados positivos. De acordo com o relatório do primeiro semestre da implementação na capital paulista, não houve mortes envolvendo motos e houve uma redução de 55,2% nos sinistros de trânsito e na lentidão do trecho onde a faixa foi implantada.
A expectativa é que a implementação da Faixa Azul em Salvador traga melhorias semelhantes, aumentando a segurança e a fluidez do trânsito para motociclistas e demais usuários das vias.
4o