Capitão da Polícia Militar é Preso em Porto Seguro por Suspeita de Integrar Organização Criminosa
Operação Sordidae Manus desmantela esquema de corrupção envolvendo empresários e comerciantes no extremo sul da Bahia
Na manhã desta quarta-feira (24), um capitão da Polícia Militar foi preso em Porto Seguro sob suspeita de integrar uma organização criminosa. A quadrilha é acusada de cobrar valores e vantagens indevidas de empresários e comerciantes, em troca de proteção contra ações policiais no extremo sul baiano.
Além do oficial, uma outra pessoa também foi detida durante a Operação Sordidae Manus, uma ação conjunta do Ministério Público estadual (MP-BA) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Os nomes dos investigados não foram divulgados até o momento.
As investigações do MP apontam que o oficial da PM seria o líder da organização criminosa. Ele teria recebido pagamentos indevidos de empresários, comerciantes, pessoas envolvidas em litígios de terras e políticos locais das cidades de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e outros municípios da região. Em troca do dinheiro, o capitão retardava ou deixava de realizar suas funções policiais, chegando a avisar os comerciantes sobre operações da Polícia Militar, para que evitassem abordagens, apreensões e flagrantes.
Os comerciantes também estão sob investigação por crime de corrupção ativa, por terem participado do esquema de subornos para escapar de ações policiais.