Árbitra Chinesa é Flagrada com Medalha de Prata
Vídeo nas redes sociais mostra árbitra chinesa segurando medalha de prata de Yaqin Zhou, levantando questionamentos sobre imparcialidade na competição após nota baixa para Rebeca Andrade.
Uma das duas únicas ginastas a não cair na final da trave de ginástica, Rebeca Andrade ficou em quarto lugar nesta segunda-feira (5). A nota de 13.933 deixou a torcida brasileira inconformada, ainda mais depois de um flagra no momento do pódio: a árbitra chinesa Qiurui Zho segurando a medalha de prata conquistada na final do aparelho pela atleta Yaqin Zhou, também da China.
O vídeo do momento, que já circula nas redes sociais, mostra a árbitra no espaço do aquecimento ao final da prova, junto com a comissão técnica. Ela segura a medalha de prata e aproveita para tirar uma foto do objeto. Zho era uma das árbitras responsáveis pela banca de notas da competição.
Com a nota de 14.100, a atleta chinesa ficou com a medalha de prata após uma série com desequilíbrios e com mãos no aparelho para evitar uma queda. Já Rebeca Andrade ficou com 13.933, fora do pódio, mesmo com uma prova sem quedas e uma série de maior nota de dificuldade da disputa. O ouro foi da italiana Alice D’Amato com 14.366, e o bronze de Manila Esposito, também da Itália, com 14.000.
A controvérsia levantou questionamentos sobre a imparcialidade na avaliação, uma vez que a ginasta brasileira apresentou uma série tecnicamente superior, mas recebeu uma nota inferior. O Comitê Olímpico Brasileiro ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.