Lula evita comentar sobre eleições na Venezuela em visita ao Chile
Presidente brasileiro afirma que discutirá o tema após encontro com Gabriel Boric, presidente do Chile, nesta segunda-feira (5).
O presidente Lula (PT) chegou à Santiago, no Chile, na noite deste domingo (4) e evitou falar sobre as eleições na Venezuela. Em sua chegada à capital chilena, Lula declarou a jornalistas que discutirá o tema após a reunião com o presidente do Chile, Gabriel Boric, marcada para a manhã desta segunda-feira (5).
“Amanhã falaremos. Depois da reunião com o chefe de estado eu terei imenso prazer de falar com vocês”, disse Lula, sem fornecer mais detalhes sobre a sua posição em relação ao processo eleitoral venezuelano.
Na semana passada, o governo federal se manifestou sobre a reeleição de Nicolás Maduro, anunciada pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da Venezuela, por meio de uma nota oficial, informando que acompanharia a apuração dos resultados. Na última terça-feira (30), Lula afirmou não ver “nada de anormal” nas eleições, classificando a situação como um conflito entre o tribunal eleitoral venezuelano e a oposição.
A expectativa é que, após o encontro com Boric, Lula forneça mais informações e sua análise sobre o cenário político na Venezuela, um tema sensível na região e que tem atraído a atenção internacional.