Bahia Recebe Nota Máxima em Gestão Fiscal e Qualidade da Informação Contábil pelo Tesouro Nacional
Estado é destacado como referência nacional pela excelência na administração das contas públicas e pela precisão das informações fiscais, assegurando acesso privilegiado a novos investimentos.
Os esforços do governo da Bahia para manter o equilíbrio fiscal e garantir a transparência nas suas contas públicas foram recentemente reconhecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O estado recebeu a nota máxima, Capag A, em duas categorias cruciais: Capacidade de Pagamento e Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.
Essa dupla conquista coloca a Bahia entre os cinco estados brasileiros com melhor avaliação fiscal, atestando tanto a eficiência na administração das finanças públicas quanto a confiabilidade das informações fornecidas. Segundo Manoel Vitório, secretário da Fazenda do Estado, a excelência na gestão fiscal é resultado de uma estratégia robusta, chamada de Agenda Bahia de Gestão, que inclui a modernização do fisco, o combate à sonegação e a qualificação do gasto público.
Além de atestar a saúde financeira do estado, a Capag A permite que a Bahia acesse condições vantajosas em operações de crédito, fundamentais para novos investimentos. O estado também obteve uma das melhores performances no Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal (PAF), que avalia a poupança corrente, liquidez e a relação entre despesa de pessoal e receita corrente líquida.
A Bahia se destacou ainda na qualidade das informações contábeis e fiscais, atingindo 97,15% de acertos no Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF). Esse resultado reflete a consistência e a precisão das informações enviadas ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), consolidando o estado como uma referência nacional em transparência e responsabilidade fiscal.
Com essas conquistas, a Bahia fortalece sua posição como um dos líderes nacionais em investimentos públicos, ao mesmo tempo em que assegura o atendimento eficaz às demandas da sociedade baiana.