Polícia Militar da Bahia Inicia 9ª Edição do Curso de Comunicação Social e Media Training
Com participação do secretário estadual de Comunicação, curso aborda desafios da comunicação e a importância das mídias sociais para assessores da PMBA
O Departamento de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar da Bahia deu início, na manhã desta terça-feira (3), à 9ª edição do Curso de Comunicação Social e Media Training, no auditório do Quartel do Comando Geral da PMBA. O evento, que segue até o dia 27 de setembro, contou com transmissão ao vivo via Zoom para todos os assessores de comunicação da PM no estado.
A aula inaugural teve a presença do secretário estadual de Comunicação Social, André Curvello, que palestrou sobre os desafios contemporâneos da comunicação e os avanços das mídias sociais, destacando a importância de uma abordagem técnica e estratégica na comunicação institucional. Curvello apresentou dados estatísticos e ressaltou a necessidade de uma legislação específica para combater as Fake News. “A cultura da violência dá ibope e muitas vezes, na guerra pela audiência, os veículos de comunicação não têm responsabilidade com a notícia. Uma coisa é noticiar o fato, outra é explorá-lo de forma sensacionalista”, afirmou o secretário.
O evento também contou com a participação do coronel André Carvalho, diretor de Comunicação Social da PMBA, que agradeceu a presença do secretário e destacou a relevância da comunicação institucional. “Somos uma polícia que salva pela simples presença ostensiva e pelas ações positivas realizadas diariamente na Bahia. Se divulgarmos isso de maneira coordenada, vamos mostrar que somos efetivamente uma força a serviço do cidadão”, destacou Carvalho.
O coronel Nilton Machado, subcomandante-geral da PMBA, também esteve presente e reforçou a importância da humildade no aprendizado contínuo. Em sua fala, Machado citou Sócrates: “Os sábios são cheios de dúvidas e os ignorantes são cheios de si, justamente pelo fato de que aquele que desconhece procura conhecer”.
Desde sua criação em 2017, o Curso de Comunicação Social e Media Training da PMBA já capacitou 370 policiais militares em suas nove edições. A atual turma, composta exclusivamente por oficiais, inclui 26 alunos que participarão de disciplinas como Oratória, Jornalismo e Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, totalizando 180 horas de formação.
Além do secretário de Comunicação e do diretor do DCS, a aula inaugural contou ainda com as presenças do comandante de Inteligência, coronel Magnavita, e do diretor-adjunto do DCS, tenente-coronel Marcelo Pitta. O curso é visto como um passo essencial para fortalecer as assessorias de comunicação nos comandos de policiamento da PMBA, cuja formalização será publicada no novo quadro organizacional em breve.