Bahia

Bombeiros debelam 422 incêndios florestais na Bahia durante Operação Florestal 2024

Ação do Corpo de Bombeiros Militar abrangeu 59 municípios e promoveu mais de 700 orientações preventivas para evitar novos focos de incêndio.

Nos últimos dois meses, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) da Bahia, através da Operação Florestal 2024, conseguiu controlar 422 incêndios em áreas ambientais de 59 municípios do estado. As equipes, divididas em cinco bases estratégicas, foram fundamentais para a preservação da fauna e da flora nas regiões mais afetadas.

Além do combate direto ao fogo, os bombeiros promoveram 720 orientações preventivas à população, visando conscientizar sobre os riscos de queimadas e formas de evitar novos focos de incêndio. O monitoramento foi intensificado por meio da Plataforma Painel do Fogo, do Governo Federal, e aeronaves remotamente tripuladas também foram utilizadas para identificar e responder rapidamente às áreas com maiores riscos.

Segundo o coronel Jadson Almeida, comandante de Operações dos Bombeiros, o mês de setembro é um dos períodos mais críticos, com maiores probabilidades de incêndios florestais. “Mais de 90% dos incêndios são causados por ação humana, seja pela queima de lixo ou pelo descarte incorreto de materiais inflamáveis, como cigarros”, explicou o coronel.

As equipes estão distribuídas nas bases de Muquém do São Francisco, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras (Base Oeste), Juazeiro, Casa Nova e Campo Alegre de Lourdes (Base Norte), Lençóis (Base Chapada), Santa Maria da Vitória, Riacho de Santana, Paratinga, Cocos e Bom Jesus da Lapa (Base Lapa) e Vitória da Conquista (Base Sudoeste). Helicópteros também foram usados para transportar equipes e equipamentos para áreas de difícil acesso.

As autoridades alertam que os responsáveis por incêndios podem ser punidos conforme a Lei 9.605/98, que prevê sanções para crimes ambientais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.