Mundo

Lula destaca crises no Oriente Médio e na Ucrânia na Assembleia Geral da ONU

Em discurso na 79ª Assembleia Geral da ONU, presidente brasileiro denuncia a crise humanitária em Gaza e pede fortalecimento das capacidades da ONU para lidar com desafios globais.

Em discurso na 79ª Assembleia Geral da ONU, presidente brasileiro denuncia a crise humanitária em Gaza e pede fortalecimento das capacidades da ONU para lidar com desafios globais.

Na abertura do debate entre chefes de Estado na 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (24), em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva trouxe à tona as tensões no Oriente Médio e na Ucrânia. Em seu discurso, o líder brasileiro destacou a situação em Gaza como “uma das maiores crises humanitárias da história recente”.

Nos últimos dias, o conflito entre Israel e grupos militantes da região se intensificou. A ofensiva israelense no Líbano resultou em centenas de mortos, deslocando milhares de pessoas e agravando as tensões regionais. Em Gaza, a ofensiva militar já teria causado mais de 40 mil mortes, de acordo com autoridades palestinas.

Lula foi enfático ao afirmar que “o que começou como ação terrorista de fanáticos contra civis israelenses inocentes, tornou-se punição coletiva de todo o povo palestino”. Em sua fala, ele criticou a falta de uma ação coordenada por parte da comunidade internacional e defendeu a necessidade de reformas na ONU. “Precisamos ir muito além e dotar a ONU dos meios necessários para enfrentar as mudanças vertiginosas do panorama internacional”, destacou o presidente, apontando para um cenário de “crescente angústia, frustrações e medo” em diversas regiões do mundo.

O discurso de Lula abriu os trabalhos da Assembleia, que é considerada o principal órgão deliberativo e representativo das Nações Unidas, reunindo líderes globais para debater os maiores desafios enfrentados pelo mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.