Bahia

Sistema de Reconhecimento Facial em Ação: Quase 700 Foragidos Capturados na Bahia em 2024

A tecnologia ultrapassa o número de prisões de 2023, com 689 pessoas detidas até setembro.

Entre janeiro e setembro de 2024, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia foi responsável pela captura de 689 foragidos da Justiça, superando o total de prisões realizadas com a tecnologia durante todo o ano de 2023, que contabilizou 680 detenções. O sistema, em operação desde 2019, já resultou na prisão de 1.942 pessoas com mandados de prisão em aberto.

Neste final de semana, mais uma prisão foi realizada em Salvador. Um homem procurado por roubo foi identificado pelas câmeras de vigilância, que estão presentes em 80 cidades baianas, incluindo a capital, municípios da Região Metropolitana e diversas cidades do interior. As câmeras são usadas tanto em pontos fixos quanto de forma itinerante, como em grandes eventos, com o suporte das Plataformas Elevadas de Observação (POE).

De acordo com o levantamento, cerca de 25% dos presos eram procurados por roubo, 21% por homicídio, 13% por tráfico de drogas e 5,7% por estupro. Além disso, a tecnologia tem auxiliado na prisão de criminosos por diversos outros delitos, como dívida de pensão alimentícia, associação criminosa, porte ilegal de armas e violência doméstica.

Entre as cidades que registraram prisões graças ao sistema estão Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna e muitas outras espalhadas por todas as regiões do estado, consolidando o reconhecimento facial como uma ferramenta fundamental no combate ao crime.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.