Força Aérea Brasileira Planeja Repatriar Cidadãos do Líbano em Resposta a Conflitos Regionais
Em meio a bombardeios recentes, a operação coordenada pelo Itamaraty e Ministério da Defesa visa garantir a segurança dos 21 mil brasileiros que residem no país.
Nos próximos dias, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) buscará os brasileiros que estão no Líbano. O Ministério das Relações Exteriores informou que a determinação para repatriar os cidadãos foi dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A operação é coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, que anunciarão a data após analisarem as condições de segurança do voo. O planejamento inicial da FAB prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que permanece aberto. “A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais”, diz a nota do Itamaraty.
Na semana passada, bombardeios israelenses no Líbano causaram a morte de dois adolescentes brasileiros. O país abriga atualmente a maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio, com um total de 21 mil brasileiros vivendo no país.