Polícia Civil da Bahia Ativa Primeiro Amber Alert Brasil para Criança Desaparecida em Salvador
Alerta foi acionado para localizar Wendel Cerqueira Oliveira Júnior, 11 anos, visto pela última vez no bairro da Barra. O sistema usa redes sociais para divulgar informações em um raio de 160 km.
Nesta segunda-feira (7), a Polícia Civil da Bahia emitiu o primeiro alerta oficial através do Amber Alert Brasil, um sistema criado para ajudar na localização de crianças e adolescentes desaparecidos. O caso envolve Wendel Cerqueira Oliveira Júnior, de 11 anos, que foi visto pela última vez no bairro da Barra, em Salvador. O alerta foi amplamente divulgado nas redes sociais, como Facebook e Instagram, para usuários localizados num raio de 160 km do último ponto onde o garoto foi avistado.
O Amber Alert Brasil é resultado de uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Meta, empresa responsável pelas plataformas digitais usadas para disseminar o alerta. O objetivo do projeto é utilizar a tecnologia para emitir avisos rápidos sobre desaparecimentos, especialmente quando há risco iminente à vida ou à integridade física da criança ou adolescente, e a busca ocorre em até 72 horas após o desaparecimento.
Essas informações são disseminadas diretamente nos feeds de usuários das redes sociais, ampliando o alcance da busca. O processo de emissão dos alertas é feito após o MJSP receber dados das delegacias e a solicitação do Laboratório de Inteligência Cibernética (Ciber-Lab), vinculado ao Departamento de Inteligência Policial (DIP).
“A Polícia Civil dá mais um passo no campo da tecnologia”, afirmou a Delegada-Geral, Heloísa Brito. Ela destacou que a ferramenta traz mais agilidade na busca por crianças e adolescentes desaparecidos, potencializando a atuação da polícia e auxiliando familiares angustiados com o desaparecimento de entes queridos.
Este avanço na segurança pública representa um novo recurso estratégico no combate ao desaparecimento infantil no estado da Bahia, utilizando o poder das redes sociais para fortalecer as buscas e acelerar o processo de localização de crianças e adolescentes em situações de risco.