Politica

Lula Denuncia Chacina em Gaza e Anuncia Repatriação de Brasileiros do Líbano

Presidente critica a escalada do conflito no Oriente Médio e garante a volta de cidadãos brasileiros em situação de risco.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a atuação de Israel na Faixa de Gaza, chamando-a de “chacina” durante o lançamento do programa Combustível do Futuro, nesta terça-feira (8), em Brasília. Lula expressou preocupação com a escalada do conflito, que se expandiu para o Líbano, e assegurou que o governo brasileiro repatriará todos os cidadãos que desejarem retornar ao país.

“Não me conformo com a chacina de Israel na Faixa de Gaza e com a invasão no Líbano”, declarou o presidente. Ele ressaltou que o governo está organizando a retirada de brasileiros que estão na região afetada pela guerra, afirmando: “Vamos trazer de lá todos os que quiserem vir”.

De acordo com dados oficiais, cerca de 42 mil pessoas perderam a vida em ataques israelenses no enclave palestino nos últimos 12 meses. As operações militares também se intensificaram no Líbano, com o governo israelense alegando a necessidade de combater o Hezbollah, outro movimento islâmico.

Para garantir a segurança dos brasileiros na região, a Força Aérea Brasileira (FAB), em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do Brasil em Beirute, está coordenando uma operação de resgate. Lula anunciou que o segundo grupo de repatriados, com mais de 220 pessoas, chegou ao Brasil nesta terça-feira.

“Trouxemos hoje [terça] mais 220 pessoas do Líbano para o Brasil e vamos trazer todos que quiserem vir. O mundo não precisa de guerra, de mentiras e de fake news. O mundo precisa de trabalho, de harmonia e de investimento”, afirmou o presidente.

Até o momento, cerca de 3 mil pessoas solicitaram ajuda do governo federal para deixar a região. A operação, denominada Raízes do Cedro, prioriza a repatriação de idosos, mulheres, crianças e outros grupos vulneráveis.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.