Economia

Dólar opera estável com expectativas de dados econômicos e cenário eleitoral nos EUA

Investidores acompanham indicadores de inflação e emprego nos Estados Unidos e Brasil, com foco nas políticas econômicas diante das eleições americanas

O dólar iniciou a terça-feira com uma leve variação positiva, cotado a R$ 5,7125, em meio a um cenário de estabilidade e expectativa em relação aos dados econômicos que serão divulgados nesta semana. Investidores se voltam para os indicadores de inflação e emprego tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, que podem definir os rumos da política monetária em ambos os países.

Nos EUA, a eleição presidencial se aproxima com projeções favoráveis para Donald Trump, que já prometeu aumentar tarifas sobre importações caso eleito. Essa perspectiva tem gerado apreensão sobre os impactos inflacionários das propostas tarifárias do candidato republicano. Além disso, espera-se que o Federal Reserve, que se reúne entre 5 e 6 de novembro, possa adotar um ritmo de cortes de juros mais gradual. A probabilidade de uma redução de 0,25 ponto percentual é atualmente de 96,8%, segundo a ferramenta Fed Watch.

Enquanto isso, no Brasil, o mercado aguarda anúncios de cortes de gastos públicos, fundamentais para conter as pressões fiscais e evitar um aumento ainda mais significativo na taxa Selic, que também será discutida na próxima reunião do Copom. A inflação acumulada, medida pelo IPCA-15, subiu para 4,47%, próximo ao teto da meta do BC, levando analistas a projetarem um ajuste mais agressivo da taxa de juros.

Com dados de inflação e emprego marcando a agenda econômica, o mercado financeiro adota uma postura cautelosa, aguardando decisões importantes que poderão impactar diretamente as políticas econômicas nos próximos meses.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.