Politica

Lula parabeniza Donald Trump por vitória nos EUA, apesar de divergências políticas

Após vitória do republicano, Lula deseja sucesso ao novo governo americano e reforça importância do diálogo e da democracia, mesmo tendo apoiado a adversária Kamala Harris.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou o republicano Donald Trump por sua vitória nas eleições dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (6). A declaração, feita nas redes sociais, ocorre após a confirmação de que Trump será o novo presidente americano. Apesar do apoio declarado à adversária Kamala Harris, Lula reafirmou o valor do respeito à democracia e a importância de cooperação entre os países.

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos EUA. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu Lula.

O posicionamento de Lula chama a atenção devido à sua relação próxima com o governo de Joe Biden. Recentemente, Lula defendeu que a vitória de Kamala Harris representaria “mais segurança” para a democracia americana, citando os eventos de 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores de Trump invadiram o Capitólio. “Agora temos o ódio destilado todo santo dia, as mentiras, não apenas nos EUA, mas também na Europa e América Latina. É o fascismo e o nazismo voltando com outra cara”, comentou Lula na ocasião. Mesmo assim, o presidente brasileiro optou por demonstrar apoio institucional e compromisso com o diálogo internacional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.