Bahia Prende Três Líderes de Facções Foragidos em Operação Nacional
Ações integradas entre forças de segurança da Bahia, São Paulo, Mato Grosso e Ceará resultam na captura de criminosos de alta periculosidade.
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) anunciou a prisão de três líderes de facções criminosas foragidos da justiça na última semana, em operações conjuntas com forças policiais de São Paulo, Mato Grosso e Ceará. As prisões são resultado da intensificação da integração entre as forças de segurança e do uso de inteligência no combate ao crime organizado.
Dois dos presos figuravam no Baralho do Crime da SSP-BA, ferramenta que auxilia na captura de criminosos de alta periculosidade. Nailton Almeida dos Santos, o “9 de Copas”, foi localizado em Guarulhos, São Paulo, e liderava uma facção em Candeias, na Bahia. Já Joel Miranda Macêdo de Souza, o “Valete de Espadas”, foi encontrado em Limeira, São Paulo, e comandava um grupo criminoso em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. Houve confronto durante a operação e Joel acabou falecendo.
Em Cuiabá, Mato Grosso, a Operação Nexus, deflagrada pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs) da Bahia e do Mato Grosso, prendeu um líder de facção que atuava em Lauro de Freitas e Camaçari, na Bahia. As investigações apontam que ele era responsável pelo envio de armas e drogas da Bolívia para a Bahia.
Um foragido da justiça do Ceará, considerado líder de uma organização criminosa na região do Cariri, foi preso em Curaçá, na Bahia, em uma operação conjunta das polícias baiana e cearense. Ele possuía três mandados de prisão em aberto e foi encontrado com cinco tabletes de cocaína.
O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou a importância da integração entre as forças de segurança para o combate às facções criminosas: “As Forças Estaduais e Federais nunca trabalharam integradas como neste ano de 2024, em todo o Brasil. O compartilhamento de informações é fundamental no êxito da missão de combater as facções. Seguiremos firmes”.