Primeiro trecho do VLT de Salvador deve operar em 2026, confirma governador Jerônimo Rodrigues
Em vistoria às obras nesta segunda-feira, governador destacou cumprimento dos prazos
Durante a vistoria das obras do Veículo Leve de Transporte (VLT) do Subúrbio de Salvador, nesta segunda-feira (16), o governador Jerônimo Rodrigues reafirmou que os prazos para a entrega do projeto estão sendo cumpridos pela empresa responsável. Ele anunciou que o primeiro trecho do modal, que terá 36,4 quilômetros de extensão, começará a operar em 2026.
“Os prazos estão sendo cumpridos e os valores foram realizados dentro do que o estado pode pagar. Nossa previsão é que em 2026 a gente já possa ver esse primeiro trecho com os trens rodando”, declarou o governador.
As obras do VLT, que substituirá o antigo sistema de trem do Subúrbio Ferroviário, estão em andamento no Pátio da Calçada. O modal conectará o bairro da Calçada à Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana. A previsão é que os trens comecem a chegar em Salvador no segundo semestre de 2025, após a finalização da manutenção realizada em São Paulo, onde o governador pretende acompanhar o processo.
A autorização para as obras foi concedida em junho de 2024 e, em parceria com o Governo de Mato Grosso, a aquisição de 40 trens e equipamentos elétricos foi formalizada em julho do mesmo ano.
Ainda nesta segunda-feira, Jerônimo Rodrigues segue para Feira de Santana, onde participará de uma coletiva de imprensa e inaugurará o novo Centro de Convenções, marcando mais um compromisso na agenda estadual.