Sem categoria
Condutores do Futuro leva conhecimentos sobre trânsito a escolas de Salvador
O programa Condutores do Futuro, realizado pela Transalvador através da Gerência de Educação para o Trânsito, já tem programação de palestras para o Mês do Trânsito, comemorado em setembro. O objetivo do programa é levar conhecimentos básicos sobre trânsito aos alunos das redes pública e privada de escolas em Salvador, abordando conceitos básicos de convivência harmônica no trânsito, transmitidos de forma lúdica através de palestras, teatro de fantoches e reprodução de cenário de trânsito em sala de aula.
De acordo com Mirian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito, as palestras seguem as Diretrizes Nacionais de Educação para o Trânsito, além de considerar os indicadores locais levantados pela Transalvador, fazendo com que cada palestra tenha uma especificidade voltada para cada região. “Nós verificamos dados de acidentes no entorno das escolas, e identificamos os maiores problemas de cada região. A partir daí, elaboramos nosso plano de ação para contextualizar com os alunos”, contou. Os temas também são debatidos com a direção das escolas, que podem sugerir assuntos que desejam ver abordados com os alunos.
Regras de circulação, comportamento do pedestre, comportamento adequado dentro do transporte, respeito ao ciclista, preservação do patrimônio público, entre outros, estão entre os temas abordados nas palestras. Além disso, durante os encontros é trabalhada também a perspectiva de cidadania no trânsito. “Queremos que os jovens busquem atuar como sujeito de intervenção no trânsito, como pedestres e futuros condutores conscientes de seus direitos e também de seus deveres”, contou Bastos.
Programa – O Condutores do Futuro já vem sendo realizado há 11 anos pela Transalvador. Durante esse período, a ação de Educação já atendeu mais de 500 escolas em Salvador, atingindo mais de 35 mil crianças e jovens. Somente este ano, até o mês de agosto, 6.333 alunos e mais de 50 escolas já foram beneficiadas com as palestras.
Escolas públicas e privadas podem solicitar a presença da ação educativa em suas instituições, que são totalmente gratuitas. É necessário apenas disponibilizar um espaço para a realização das palestras, bem como recursos de apresentação multimídia, como projetores. As instituições de ensino interessadas em participar do projeto, podem entrar em contato com a Transalvador através do telefone (71) 3202-9163 e realizar o agendamento.