Bahia

Caravana oferece serviços de saúde e produtos no Terminal de Pituaçu

Começou nesta quinta-feira (22) e segue até sexta (23) uma caravana de serviços de saúde, trabalho e empreendedorismo, no Terminal Rodoviário de Pituaçu, em Salvador. O Conexão Trabalho, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), oferece oportunidades para quem quer voltar ao mercado de trabalho, se qualificar, cuidar da saúde e fazer bons negócios. Os serviços são gratuitos e funcionam das 8h às 17h.

“O Conexão Trabalho é um projeto itinerante que leva para os municípios serviços gratuitos, como emissão de carteira de trabalho, e outros serviços que são oferecidos no SAC pela Setre. Mas, nessa versão, que a gente está implementando aqui em Salvador e em outros cinco municípios, a caravana de serviços está sendo aliada a um trabalho com empreendedorismo feminino”, explicou a coordenadora da caravana, Rosane Porto.

Cem mulheres empreendedoras formais ou informais passaram por uma oficina de oito dias, aprendendo tudo sobre o pequeno negócio. O conteúdo ensina sobre fluxo de caixa, como fazer estoque, como precificar o produto, entre outras informações básicas. “A gente passa esse conhecimento e, no dia seguinte, traz para expor os produtos delas, aliado aos serviços gratuitos da Setre”, explicou Rosane.

A gastrônoma Jane Reis participou do curso de empreendedorismo e levou seus produtos para a feira. Ela expôs um bolo confeitado e empadas. “Eu estou muito feliz por essa oportunidade que estou tendo aqui. É minha primeira feira. Já tive vendas, degustações, muito bom”, contou Jane, que destacou os aprendizados do curso. “Tudo que a gente compra tem que anotar, mesmo um alfinete que compre, para saber se está ganhando ou perdendo”.

O Conexão Trabalho oferece, ainda, orientação nutricional, massoterapia, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Para o trabalhador, é oferecida a emissão de carteira de trabalho e intermediação de mão de obra. Estudantes recebem orientações para estágio e oferta de cursos profissionalizantes. A ação já passou por Lauro de Freitas, Irecê e Santo Amaro. Após Salvador, a próxima parada será em Itabuna, nos dias 6 e 7 de dezembro.

Repórter: Lina Magalí

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.