Facebook é investigado por enviar dado falso a investigação de tráfico
O Facebook virou alvo de uma investigação no Brasil sob a suspeita de ter enviado informações falsas para um apuração que o Ministério Público Federal (MPF) conduzia sobre um suspeito de tráfico internacional de drogas.
O MPF informou hoje (14) ter aberto um inquérito civil para apurar também o descumprimento de ordens judiciais. De acordo com a procuradoria, a relutância do Facebook dificulta a investigação que corre em segredo de justiça.
O MPF reclama que o Facebook tem dificultado o envio de informações que circularam pelo Messenger. A procuradoria cita ainda uma ordem da Justiça Federal, para a quebra de sigilo de dados de uma conversa mantida pelo aplicativo, que o Facebook se recusou a cumprir.
Em resposta ao pedido, a rede social informou que o perfil indicado não havia recebido nenhuma mensagem desde que fora criado. Entretanto, um celular apreendido nas investigações aponta para o contrário.
Ao ser confrontado, o Facebook admitiu a existência das mensagens, mas se negou a compartilhá-las sob a alegação de que o pedido deveria ser feito na sede da empresa nos Estados Unidos.
O MPF solicitou que o Facebook explique, dentro de 30 dias, como procede para atender requisições judiciais.