Sem categoria
FUNDO PARTIDÁRIO – Cacá Leão quer dobrar o fundo eleitoral para 2020
O deputado baiano Cacá Leão (PP), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), quer dobrar o valor do fundo de campanha para 2020. Para compensar o fim das doações empresariais, o fundo eleitoral poderá mais do que dobrar no ano que vem e receber até R$ 3,7 bilhões para financiar campanhas de candidatos a prefeito e a vereador em todo o País.
O acréscimo de R$ 2 bilhões terá como origem recursos públicos do Orçamento da União, que vai tirar recursos de outros setores da sociedade, como saúde, segurança e educação. Ele incluiu no texto do projeto a autorização de destinação de até 0,44% da receita corrente líquida prevista para este ano para o fundo eleitoral em 2020.
Os montantes, a exemplo do que ocorreu no ano passado, seriam das emendas de bancada estaduais. Estas emendas passaram a ter execução obrigatória após a aprovação, no início de junho, a proposta de emenda constitucional (PEC) do Orçamento impositivo.
Cacá Leão já declarou em algumas entrevistas que mudou seu domicilio eleitoral para Salvador, e não descarta a possibilidade de ser candidato à prefeitura da capital baiana em 2020.